Como se libertar da depressão através dos mantras


Mantra como Ferramenta da Terapia Alternativa

Texto por: Cigana Mah 🌷

Vamos Conversar?  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que milhões de pessoas vivem com depressão então falar sobre esse assunto é de extrema relevância. O apego por pessoas que já não querem fazer parte de nossa vida, a busca incessável por está dentro de um padrão estipulado pela sociedade ou mesmo à inércia por não ter coragem de começar algo que se tenha vontade apenas por querer agradar alguém, um histórico familiar, traumas, perdas, disfunções hormonais, sedentarismo, dietas extremamente restritivas, são sinais, sintomas e fatores de risco que indicam e ou levam a depressão, mas esses estados não são nossos essencialmente e por isso quando nos reconectamos com nossa essência podemos transmutar todos esses padrões para um estado puro e liberto de tudo aquilo que nos causa prostração, desânimo, baixa autoestima, insônia, esgotamento, estresse, pensamentos pessimistas, comportamentos compulsivos, inércia, tristeza, melancolia e ansiedade.

Ninguém acorda num “belo dia” com depressão ela se instala num processo e consequentemente ninguém se liberta dela da noite para o dia. Aliado ao tratamento indicado por um especialista da área médica as terapias alternativas podem ser uma aliada de grande ajuda, alguns exemplos são: meditação, acupuntura, musicoterapia, reiki e até mesmo a mudança de hábitos como inserir uma alimentação saudável, converse com sua nutricionista sobre alimentos que ajudam no combate a depressão, como também aqueles que pioram o quadro depressivo, outras dicas são: inserir atividades físicas na rotina, como também evitar tudo que possa baixar seu campo vibracional energético: programas sensacionalistas, filmes de terror, músicas que fazem apologia à violência, vícios e etc. Acorde todos os dias com uma certeza: você pode escolher, então que tal começar agora essa mudança escolhendo ouvir um maravilhoso mantra? 


Depressão


O mantra que indico hoje se chama ASATO MA ele vai trabalhar fazendo uma verdadeira varredura no campo emocional limpando tudo aquilo que foi à razão para que a depressão tenha se instalado. Essas palavras estão fundamentadas diante do feedback de meus consulentes no final de suas consultas de acompanhamento de caso, mas sua interação particular com ele é quem vai dizer. Se sua amiga, por exemplo, que estava em estado depressivo teve melhora ao ouvir um determinando mantra e você não teve o mesmo sucesso não fique triste, não se sinta frustrado algumas pessoas precisam de mais tempo escutando e meditando, outras necessitam de outro tipo de intervenção, por isso nenhuma consulta holística ou esotérica vai substituir uma consulta com um profissional da medicina tradicional. Lembre-se: As terapias alternativas são sempre aliadas. 

Escritos por gurus (mestre espiritual) os mantras foram difundidos pelo Hinduísmo que é a maior religião da Índia atualmente, porém encontramos mantras também na religião e filosofia budista, no Jainismo e em outras religiões visto que a oração também é considerada um mantra. No cristianismo algumas palavras são utilizadas como mantras a exemplos: a palavra “Yeshua Hamashia” que em aramaico significa: Jesus Cristo e “Maranata” que significa: “vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem". Hoje em dia muitas pessoas ressignificaram o conceito de mantra utilizando palavras e frases positivas como verdadeiros mantras com a intenção de melhorarem diferentes âmbitos de sua vida. O objetivo de todos os mantras é manter nossa mente concentrada embora o benefício de cada um seja distinto. 

Sobre a origem do mantra que estamos falando nesse texto podemos dizer que ele foi escrito em Sânscrito Védico uma antiga língua indiana. O fim do período védico é marcado pela composição das Upanishads que consiste num conjunto de textos filosóficos e religiosos e é justamente nesta que este mantra está escrito. Uma curiosidade sobre esse mantra que muita gente desconhece é que ele foi parte da trilha sonora do filme: Matrix Revolutions, The, 2003. A música “Navras” de Don Davis e Juno Reactor contém uma adaptação do "Asato ma"  mantra. 
                                    
Contido nos Brhadaranyaka Upanishad (textos sagrados hindu) esse não é um mantra em busca de coisas que no mundo material são vistas como importantes e imprescindíveis. Esse é um mantra para, justamente, libertação das coisas mundanas, quebra de crenças limitantes, reconexão com nossa pura essência e consequentemente de libertação de tudo aquilo que venda nossos olhos para o que é verdadeiramente necessário e importante. Muitas pessoas estão em depressão exatamente por se comprarem com um padrão julgado pela sociedade como perfeito, por não terem passado no vestibular como aquele primo querido da família, por não ser como aquela pessoa que tem o emprego visto como carreira de sucesso, os motivos são muitos, mas esse mantra nos ajuda exatamente a enxergar um lado da vida que muitos estão de olhos vendados. 

O Om presente no mantra representa a divindade da criação Brahma, deus que compõe a trimúrti justamente com Vishnu (conservação) e Shiva (destruição) as três forças essenciais do Universo, porém o guru desse mantra também conhecido como Pavamana é o seu verdadeiro Eu, sua essência livre e pura. 

Despertos para o que é efetivamente importante nos despimos do que os outros acham de nós e conseguimos sair do pseudo-casulo, que é o olhar do outro que nos acusa e limita, curados de todos os nossos medos. Quando escutei esse mantra pela primeira vez o que havia de vazio dentro de mim tornou-se preenchido de sentimentos genuinamente puros, por isso estou aqui compartilhando em forma de gratidão e também para que mais pessoas sejam tocadas e possam ter sua  própria experiência. Cigana Mah 🌷


letra do Mantra 
ASATO MÃ SAD GAMAYA
TAMASO MÃ JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MÃ AMRTYUM GAMAYA
OM SHANTIH, SHANTIH, SHANTIH

Pronúncia
A-SSA-TO-MÁ SÁD GAMAYÁ
TAMA-SSO MÁ DIO-TIR GAMAYÁ
MRI-TIOR MÁ-AMRITÃM GAMAYÁ
OM CHANTI, CHANTI, CHANTIÍ.

Tradução Aproximada
DO IRREAL (ignorância), GUIE-ME AO REAL (verdade) 
DAS TREVAS, GUIE-ME À LUZ
DA MORTE, GUIE-ME À IMORTALIDADE.
OM PAZ, PAZ, PAZ.

Brhadaranyaka Upanishad , I.iii.28



Que a verdade e a luz seja nossa fiel companheira sempre! 


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ao compartilhar cite a autoria. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo